sábado, 23 de julho de 2011

O racismo brasileiro - Brazilian racism


Não me diga que o racismo não existe pois o encontro em todos os 
Lugares onde vou, de norte a sul do Brasil.
Não me diga que o racismo não existe pois o vejo, o sinto me
Censurando, o sinto me seguindo, me vigiando em cada shopping
Center, em cada loja, em cada restaurantes classe "A" que entro.
Não me diga que o racismo não existe pois o sinto me perseguindo,
Me constrangendo e me batendo quando, sem motivo, sou parado
Na rua pelas autoridades policiais.  
Não me diga que o racismo não existe pois ele me barra nas 
Escolas públicas dos bairros nobres, e nas universidade federais.
Não me diga que o racismo não existe, porque sem cotas, ele não
Permite eu me educar.

Não me diga que o racismo não existe pois, por cause dele, sou
Exceção nos Institutos e nas Academias do Brasil. 
Não me diga que o racismo não existe pois, 
Por causa dele, os meus irmãos pequeninos vagam abandonados 
Nas ruas das cidades brasileiras, para onde o sistema os 
Escorraça, transformando-os em delinquentes.
Não me diga que o racismo não existe pois, por causa dele os
Presídios brasileiro estão abarrotados de pessoas de cor, como se
Só os negros cometessem crimes.
Não me diga que  o racismo não existe, pelo simples fato de você
Não me espancar quando cruzo contigo nas ruas.
Não me digas que o racismo não existe só porque você permite
Que eu more onde eu queira morar, desde que, claro, eu não seja
Seu vizinho.

O racismo existe no Brasil e existe na pior forma em que o 
Racismo pode existir.
O racismo brasileiro é como o câncer, as pessoas não o vê, mas 
Ele está ali, maltratando, apontando, acusando, fazendo sofrer, 
Matando.
Se o racismo brasileiro fosse como é em outros países, onde ele é 
Declarado, discutido e debatido, seria mais fácil ser vencido.  
No Brasil o racismo é cínico, é perverso, é demagogo, negado e  
Escondido.
O racismo brasileiro é camuflado, tão camuflado que a maioria
Dos negros brasileiros não sabem que são discriminados. 
Não diga mais que não existe racismo no Brasil porque é mentira.
Existe SIM racismo no Brasil. Existe e ele é perverso, o racismo
Brasileiro persegue,  prende inocentes e mata, além de ser a 
Forma mais cruel de racismo.

                                          Lido da Silva, julho de 2011


                               * 


Brazilian racism


Do not tell me it does not exist because I see it everywhere in
I go from north to south of Brazil. Do not tell me it does not
Exist because I see it, feel it censuring me, following me,
Watching me in every shopping mall, shops and restaurant
Where I go. Do not tell me it does not exist, because I feel it
Chasing me, embarrassing me, hitting me when a police stop
Me on the street for no reason. Do not tell me the racism is
Not there, because it stop me in the public schools of the
Suburbs and in the federal universities. Do not tell me it does
Not exist, because without quotas it does not allow me to
Educate myself.

Do not tell me it does not exist because of it, I am an exception
At the Institutes and Academies of Brazil. Do not tell me it
Does not exist, because of racism my little brothers roam,
Abandoned on the streets of Brazilian cities, where the system
Abuse them, turning them into criminals. Do not tell me that
There are no racism in Brazil because, because of it the
Brazilians prisons are full of black people, as if only black
People steal, commit crimes. Don’t say racism is not there just
Because you do not beat me when I pass by you on the streets.
Do not tell me racism does not exist in Brazil only because
You allow me to live where I want to live as long as I don’t
become your neighbor, of course!

Racism exists in Brazil, and its there in the worst way that a
Racism can exist. Brazilian racism is like cancer, nobody sees
It but it is there killing, excluding, segregating and mistreating
in the worst way it can abuse a human being. If the Brazilian
Racism was like the other countries racism where it is a
Declared racism, it would be easy to fight against it, but in
Brazil racism is cynical, perverse, demagogue, hiding, is
Camouflaged, so Camouflaged that most of Brazilians black
People do not perceive it, and the lack of culture, education
don’t allow them to see that they are discriminated against.
Please don’t say that there is racism in Brazil because it is a lie,
YES there is racism in Brazil and it is very evil, it hunts, it traps
And kills; besides be the cruelest form of racism.


                                      *

4 comentários:

  1. Nao soh o racismo eh um preconceito escondido mas o desprezo ta estampado no rosto das pessoas que vem outros que sao especias ou diferentes ,seja pq eh deficiente mental fisico ou pelo fato de estar numa cadeira de rodas e suficiente pra sentir o preconceito.

    ResponderExcluir
  2. Ah se nós seres humanos pudessemos perceber o quanto somos iguais! Se tivessemos a sensibilidade necessária para percebermos as angústias e os sofrimentos uns dos outros e do quanto precisamons, necessitamos de amor. Se entendessemos estas poucas coisas só amariamos, amariamos uns aos outros sem pensarmos, sem nos preocuparmos com diferenças raciais,sociais ou qualquer outra diferença.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, estimado leitor, infelizmente só o amor nao basta para anular as diferenças. Muito obrigado por visitar o meu blog.

    ResponderExcluir

Fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. V...