domingo, 19 de fevereiro de 2012

O rio




Seguindo o seu curso o rio passa em minha vida e leva
Consigo o velho enquanto faz nascer o novo, o amanhã.
O amanhã chega em minha vida e encontra o rio com 
Suas águas turbulentas, ameaçadoras e, amedrontado, 
Espreita à distância e passa correndo por mim e vai. 
Ele vai.
Parte,  desata as corredeiras que correm paralelas ao 
Rio enquanto zombam do amanhã que chegará 
Desavisado da fúria que o espera. 
O rio transborda e arrasta a noite que dorme silenciosa,
E sem um suspiro se deixa levar para o amanhã incerto.

E a minha vida que imita os rios que atravessou,
Transborda.
A vida transborda e me arrasta rua abaixo com 
Violência tal que os viventes que assistem eu sendo 
Arrastado, com medo da sua fúria, ficam à distância,
Permitem a vida me levar. 
A inércia, apavorada, grita para que me socorram 
Mas ninguém se atreve a enfrentar, a se atirar na 
Enxurrada para me ajudar. 
A vida em seu curso atravessa, rasga a minha alma que, 
Amedrontada omite-se, cala.
Com os olhos fechados a vida assiste a água turva 
Engolir o que penso ser a vida e não avisa que a vida é 
Um rio, que é o que sou.

A noite chega às margem da minha vida que corre em 
Seu leito e faz balançar o capinzal que se curva sobre
Suas águas para beber
Sapos, grilos e gafanhotos cantarolam e se fazem 
Silenciosos quando, de repente, uma folha que acabou 
De morrer cai fazendo o seu último barulho. 
O vento sopra, balança os galhos em volta só para 
Incomodar o sono dos pássaros.
Assim é a vida ao meu redor.
A minha vida que imita os rios, abraça os peixes que 
Nadam tranquilos enquanto os jacarés, fingido 
Indiferença, pensam como comê-los. 
Como a minha vida, os rios transbordam, é o rio, a vida
Que segue seu rumo, sou eu.

                                                            Liso Silva

                               *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. V...