terça-feira, 18 de setembro de 2012

O "se" - The "if"



Se! 
Partícula condicional onde reside mais relutância que certeza.
Se! 
A incerteza prevalecendo sobre as outras nuances, e a falta de
Vontade de fazer as coisas. 
Se! 
Se eu pudesse!
Se eu quisesse e se eu fosse, condições dependentes de algo 
Que muitas vezes está ao alcance das minhas possibilidades
Mas que por um motivo qualquer me recuso a fazer.

Se.
Partícula atrás da qual me escondo sempre que estou com
Preguiça, sempre que estou dominado pela má vontade ou com
Medo de tomar uma decisão. 
Se, pedra na qual me encosto quando uma tempestade de 
Dúvidas desaba sobre a minha cabeça. 
Se, sombra onde me escondo quando me deparo com momentos
Os quais temo encarar. 
Se! 
Esquina entre duas palavras que podem mudar uma situação, "se"
A falta de coragem de dizer não. 
O "se" quando bem analisado parece uma desconsideração. 
O "se" é a semente da incerteza plantada no coração.

Se! 
O "se" é uma partícula desagregadora de efeito retardado.
O "se" é usado hoje para ter o seu efeito sentido numa outra
Estação. 
O "se" é a contramão da decisão, é uma partícula que não
Agalha um coração deixando-o dormir ao relento. 
O "se" é o medo, é a incerteza que socorre o fraco, é uma 
Forma inimiga de um amigo dizer não, é a contramão é um jeito
De esconder a incapacidade de não poder atender a um pedido é 
O suplicio para quem o ouve e um alivio para quem que, com ele, 
Convence.
O "se" não desesperança ninguém, mas deixa a dúvida 
Atormentando o espírito, o coração do necessitado.

"Se", dúvida maldita, incerteza que acomoda incomodando, "se",
Passo duvidoso, caminho incerto, certeza duvidosa, medo.
Se falo o que sei me matam, então me calo para sobreviver.
Se nego não obtenho o que quero, porém se uso o "se" e convenço,
Consigo o meu objetivo. 
Guardo o "se" como uma nota promissória que posso usar a
Qualquer momento.  
Se! 
Angústia, incerteza, medo, "se" expectativa que na maioria das 
Vezes da  em nada mas que serve para contornar situações 
Incontornáveis.
"Se" ! 
Tudo terminará num "se" enfadonho onde este nada significa.

                                                                    Lido da Silva, setembro de 2012

                                          *

The "if"


If! 
Is a conditional particle where dwell more reluctance than
Certainty.  
If, 
Means the uncertainty prevailing over the other nuances,
And the lack of willingness of to do things. 
If!
If I could! 
If I wanted to and if I was, all are conditions that depends 
Of something that is often on the reach of my possibilities
But for some reason I refuse to make it.

If. 
A particle behind which I hide myself when I'm feeling 
Kind laziness, when I´m dominated by the unwillingness 
Or fearing to take a decision. 
If!
Is the stone on which lay my back when a storm of doubts 
Falls over my head. 
If!
Is the shadow where I do hide myself when I face the 
Moments that I most feared.
If!
The place between two words capable to change a 
Situation, "If" is the lack of courage to say no. 
The "if", when well analyzed, seems a disregard. 
The "if" is the seed of the uncertainty planted in a heart.

If! 
The "if" is a delayed disruptive particle. 
The "if" is used today to show its effect in another season. 
The "if" is the opposite of a decision, it isn´t a particle 
That comfort a heart, it abandon the heart sleeping 
outdoors. 
The "if" is the fear, It is the uncertainty that hides the 
Weak, is an enemy form of to say no to a Friend, it's the
Opposite, it is a way to hide the inability of not be able to 
Attend a request is a surplice to those who hear it and a 
Relief for those who, with "if", convinces others.
The "if" doesn't hopelessness anyone, but leaves doubt
Tormenting the spirit of the one in needy.

"If", damn doubt! 
Uncertainty that accommodates trouble, "if", doubtful 
Steps, uncertain path, certainly doubtful, fear. 
If I say what I know I will be killed then I shut up to 
Survive, if I deny I do not get what I want, but if I use 
The "if" I convince and I get my goal. 
I save the "if" as a promissory note that I can use it 
At any time. 
If! Anguish, uncertainty, fear, "if" expectative that most 
Of the time I know it will end in nothing but it still 
Useful to circumvent an unavoidable situations. 
If! 
Everything will end  in a boring "If" where it means 
Nothing.


                                   *






Um comentário:

  1. Meu querido Poeta, o "Se", são pedacinhos de "se não", mas também de "se sim", tudo dará certo, para aquele que acredita numa força maior que nos ilumina, vc tem esta Luz, como uma espada através de teus poemas, é um dom que te guia,teus versos e prosas são tuas armas, use-as, bjs

    ResponderExcluir

Fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. V...