sábado, 20 de abril de 2013

O meu retrato




O meu retrato, o meu eu do jeito que sou, previsível
Até que o previsível se torne tão evidente que penso
Este ser eu. Sou a luz que brilha nos dias de sol,
A chuva que chora as tristezas da vida e a brisa que
Beija os beijos dos apaixonados.
O meu retrato, um sorriso sem graça achando graça
Dos infortúnios da vida e a vida. Que vida? O que
Será a vida? Terá alguém vivido o bastante para ter
Aprendido o que é a vida? O meu retrato sorri no
Escuro, da ignorância daqueles que pensam entender
A vida, enquanto a escuridão da morte enche a vida
De dúvidas e, na dúvida, a vida me abandona e então
Fica evidente que nunca tive vida, que não passo de
Um fruto do amor.
O meu retrato, o meu eu do jeito que sou, previsível
Até que o previsível se torna tão evidente que deixa
De parecer-se comigo. Quando o meu retrato, mundo,
Canta a sua canção e faz-se ouvir-se, a luz que até
Então não brilhava brilha e da sentido a vida. A vida!
O que será a vida, caso ela de fato exista?  Ha pouco
Me referi a vida como se esta fosse algo meu, e ela
Zombou de mim. Não tenho vida, a vida alojou-se
Em meu coração sem nunca tornar-se parte da
Minha pessoa, ela parte abandonar-me na hora que
Lhe convém e então o meu retrato, cínico,  com
Muito cinismo sorri e me faz perceber que sou
Apenas o fruto da paixão.
O meu retrato sorri da minha ilusão de ser o dono da
Minha vida. Que vida? O que é a vida se não uma
Seqüência de fatos? O meu retrato, sarcástico,
Guarda-se mudo enquanto o vento sopra a nuvem
Sobre o meu sol e me cobre com o frio. O meu retrato,
O meu eu, o jeito que sou e a vida. A vida e suas
Imprevisibilidades  que me desconcertam sempre que
Me deixo envolver por seus braços quando estes me
Abraçam como se fossem os braços da minha mãe.
Tudo acaba assim; um adeus, uma lágrima e o sorriso
Sem graça da tristeza estampado nos lábios cerrados
Que aparece em meu retrato. Retrato! A foto do meu
Retrato, eu. Entendo que sou apenas o fruto de um 
Beijo, o último beijo antes da cinza.

                                                                           Abril, 20 de 2013

                             *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. V...