domingo, 1 de setembro de 2019

Filhos de escravos - Children of slaves





Sou filho de escravos!
Meu sangue fertiliza cada milímetro quadrado
Deste país,
Sou da cor da noite que te amedronta, te 
Assusto, e tu me vigias.
Me vigias porque me temes como os teus 
Antepassados temiam os mistérios dos meus
Ancestrais.

Sou filho de escravos!
Escravizastes o corpo da minha gente, mas 
Nuca conseguistes escravizar os seus
Espíritos.
Livres, andamos pelas ruas observando o
Teu olhar desconfiado nos vigiando.
Nos fizestes tanto mal no passado que 
Agora temes a nossa vingança.

Sou filho de escravos!
Sou a verdade que gostarias de esquecer 
Mas não podes, não consegues.
Estou aqui, presença forte no teu dia a dia,
Sou tua família.
O teu olhar me vigia, me temes, temes 
Que eu um dia venha ocupar o teu lugar,
O lugar que pensas ser só teu.

Sou filho de escravo!!
Com o sofrimento aprendi a arte de viver, 
De sobreviver e de vencer a tua falsa 
Superioridade.
A minha vitória é apenas questão de 
Tempo, não tem jeito, vai acontecer.  
Sou filho da raça forte, sou filho da 
Sobrevivência, sou a parte da tua vida
Que gostarias de esquecer.

Sou filho de escravos!
Sou gente forjada pela dor do 
Sofrimento.
Sou gente que aprendeu com o açoite 
Do vento a arte de lutar e vou lutar 
Pelo que entendo ser meu.
Grito para que me ouças, quero o 
Meu espaço!
Quero o meu naco!
Quero o espaço que estou aqui para o 
Ocupar.
Sou filho de escravos,  mas já não vivo
Mais só de lamentar.

                   Lido da Silva, setembro de 2019

                      @

Children of slaves

I am the son of slaves!
My blood fertilizes every single square 
Millimeter of this country.
I am the color of the night that frightens
You, I frighten you, and you watch 
Over me.
You watch me over because you fear 
Me as yours ancestors feared the 
Mysteries of my ancestors.

I am the son of slaves!
You enslaved the body of my people,
But you never managed to enslave 
Their spirits.
Free, today we walked down the 
Streets watching your suspicious 
Gaze watching us.
You have done us so much harm in 
The past that now you fear our 
Revenge.

I am the son of slaves!
I'm the truth you'd like to forget
But you can't, you can't.
I'm here, a strong presence in your
Everyday life, I'm your family.
Your gaze watches over me, you
Fear me, you fear that one day 
I may take your place, a place 
That you think is yours alone.

I'm a son of a slave!!
With suffering I learned the art of 
Living, I learned to survive and 
Overcome your false superiority.
My victory is just a matter of
Time, there's no way, it will 
Happen.
I am a son of the strong race, I am 
A son of survival, I'm the part of 
Your life a part that you would be
Pleased to forget.

I am the son of slaves!
I am forged by the pain and 
Suffering.
I'm people who learned from the 
Whip from the wind the art of 
Fighting and I will fight for 
What I understand to be mine.
I scream for you to hear me, 
I want my space!
I want my piece!
I want the space I'm here for
To occupy.
I am the son of slaves, but I no 
Longer live just to lament.

                   @


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O meu fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. E...