domingo, 20 de novembro de 2022

Sempre foi assim - It has always been like that

 

Foto: Sandra Trindade


Que susto!
Quase acreditei em minhas mentiras.
Não fosse a verdade ter chegado
A tempo eu teria sucumbido aos
Encantos das minhas meias verdades
E teria sido enganado.

Cuida, a mão que afaga é a mesma
Que bate.
O braço que abraça é o mesmo abraço
Que sufoca. Os lábios que beijam, são
Os mesmos que cospem. No mais,
Tudo é mentira ou falsidade.

Descuidado quase pisei em minha
Sombra mas, num susto saltei, me
Desculpei e cismei. Hoje, ao tropeçar,
Fui sustentado por uma mão. Não era
A minha mão, mas não caí, não me
Machuquei, não fiquei no chão.

Convencido pelo abandono quase
Acreditei que a minha sombra jamais
Voltaria para mim.
Que imprudência, tudo nesta vida
Volta para a sua origem. Do pó viemos
Para o pó voltaremos..

Que susto!
Quase acreditei que eram verdades
As mentiras que eu contava para
Mim.
Eu menti quando me convenci a
Acreditar num início sem fim.

 Lido da Silva, 17 de novembro 2022


                            @



It has always been like that


What a fright!I almost believed in my lies.
Were it not for the truth to come in time 
I would have succumbed to the charms of
My half truths and I would have been 
Fooled.

Be carefull, the hand that caresses is the 
Very same that beats.
The arm that hold you up is the same that 
Suffocates you and the lips that kiss you are 
The same that spit. Everything is a lie or 
Falsehood.

Careless I almost stepped on my shadow but, 
In as fright jumped and I apologized and 
Brooded. today, as I stumbled, I was held by 
One hand. 
It was not my hand, but I didn’t fall, 
I didn’t get hurt, didn’t stay down.

Convinced by abandonment I almost believed 
That my shadow never would come back to 
Me.
What recklessness, everytgings in this life 
Return  to its origin.
From the dust we come
To the dust we will return... .

What a fright!
I almost believed were true the lies that I told 
No me.
I lied when I convinced myself to believe in an 
Edless beginning.


                               @



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O meu fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. E...