quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O farol - The lighthouse




Na solidão da noite, como um velho pastor de ovelhas,
o  farol pastoreia o mar.
Olhar que ao dissolver-se no firmamento entrega um 
abraço, abraça os abandonados, ignorados que vivem
na imensidão do mar.
Assistir o farol, em seu eterno pastorear, induz 
qualquer vivente a viajar em sua imaginação. 

Agasalhado pelo frio das madrugadas do Chuí, o farol
cantarola, mudo, as canções que aprende ouvindo o 
vento.
Um sopro frio na face, uma carícia, um beijo como 
um conforto para sua solidão.
O silêncio da madrugada o abraça, o orvalho o 
perfuma e como um bom pastor, o velho farol 
solitário, segue pastoreando o mar.

O farol dos extremos (Chuí-Chuy), como um bom 
pastor que é, pastoreia o mar sem reclamar a sua 
solidão.
Seu olhar brilha no meio da noite ansiando por ser 
percebido pelos passantes que nunca reparam em 
seus momentos de aflição.
Abraçado pela noite, agasalhado pelo silêncio da 
escuridão, o velho farol pastoreia as estrelas que lá
do alto lhe sorriem.  
Coisas de amante, de um guardião que vive a solidão. 

Sou o farol!
Sou a luz perdida no horizonte, sou o solitário das 
madrugadas. 
Sou o farol!
Sou a canção que canta o cantar dos ventos, sou o 
corpo gélido agasalhado pelo frio que viajam pelos 
mares no inverno.
Sou o farol, sou o primeiro e o ultimo sinal de terra
que os aventureiros vêm, sou o sorriso da certeza de
porto seguro para aqueles que vivem nos mares. 
  
Sou o farol!
Fustigado pelo tempo, entreguei-me à solidão e, 
quando castigado pelas tempestades canto as suas
canções.
Atento observo o bailar das águas desejoso de me 
atirar em seus braços.
Bom pastor pastoreio o mar como os pastores 
pastoreiam suas ovelhas. 
Firme, suporto a frieza da solidão sem reclamar e
sigo em meu pastorear. 
Sou o farol, sou o ultimo sinal de terra, sou terra
à vista a alegria de quem vive no mar.

 O Observador - Chuí/Chuy, dezembro 2013.
                                 
            &

The lighthouse

In the solitude of the night, like an old shepherd,
the lighthouse shepherds the sea.
Its gaze, dissolving into the firmament, offers an 
embrace, embraces the abandoned, the ignored 
who live in the immensity of the sea.
Watching the lighthouse, in its eternal 
shepherding, induces any living being to travel 
in their imagination.

Sheltered by the cold of the Chuí dawns, the 
lighthouse hums, silently, the songs it learns 
listening to the wind.
A cold breath on its face, a caress, a kiss as a 
comfort for its solitude.
The silence of the dawn embraces it, the dew 
perfumes it, and like a good shepherd, the old,
solitary lighthouse continues shepherding the 
sea.

The lighthouse of the extremes (Chuí-Chuy), 
like a good shepherd that it is, shepherds the 
sea without complaining about its solitude.
His gaze shines in the middle of the night, 
yearning to be noticed by passersby who never 
notice his moments of distress.
Embraced by the night, sheltered by the 
silence of the darkness, the old lighthouse 
shepherds the stars that smile at him from 
above.
Things of a lover, of a guardian who lives in 
solitude.

I am the lighthouse!
I am the light lost on the horizon, 
I am the solitary one of the dawns.
I am the lighthouse!
I am the song that sings the song of the winds, 
I am the icy body sheltered by the cold that
travels the seas in winter.
I am the lighthouse, I am the first and last sign of 
land that adventurers come to, 
I am the smile of certainty of safe harbor for those 
who live on the seas.

I am the lighthouse!
Whipped by time, I surrendered to solitude and, 
when punished by storms, I sing its songs.
I attentively observe the dancing waters, 
longing to throw myself into their arms.
Good shepherd, I shepherd the sea as shepherds 
I shepherd their sheep.
Firmly, I endure the coldness of solitude without
complaint and continue my shepherding.
I am the lighthouse, I am the last sign of land, 
I am land in sight, 
the joy of those who live at sea.

                 *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que o amanhã nos perdoe - May tomorrow forgive us.

     Que o amanhã tenha misericórdia de nós, os viventes, que o arrependimento não nos torture a ponto de nos  arrependermos das escolhas de...