quarta-feira, 27 de julho de 2022

Os arroubos da razão - The Raptures of the Reason

A razão, no sentido de sapiência,

Zomba da minha inocência. Ela me

Trata como um tolo.


No sentido de alegações, a razão

Ignorando os meus sentimentos,

Contrapõe-se aos meus argumentos.


No sentido de argumentação, a razão

Me cala. Os tolos não devem se 

Pronunciar. Entende ela.


A razão, no sentido de arrazoado, 

Ignora os motivos e age como

Os desarrazoados. Ela só condena.


No sentido de culpa, a razão não 

Aceita desculpas. Ela não importa,

Foi minha culpa, é minha a culpa.


                                   Lido da Silva, 27.07.2022.


                   @ 


The Raptures of the Reason



The reason, in the sense of wisdom,
Mocks of my innocence. It me
Treats as a fool.

In the sense of claims, the reason
Ignoring my feelings,
It goes against my arguments.

In the sense of argument, the reason
Shut me up. It sais that fools shouldn't
Pronounce. She understands.

The reason, in the sense of reasonable,
Ignore all the motives and act like
The unreasonable. It only condemns.

In the sense of guilt, the reason does not
Accepted apologies. Doesn't matter,
It was my fault, only my fault.

                    @


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O meu fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. E...