
O vento sopra uma prece.
A chuva diz amem.
O sol, agradecido, se levanta para um novo dia.
No solo, consumido pelo
tempo, tudo vira pó.
É a vida!
É o meu corpo que, carregado pela idade ,
murcha a minha pele que, queimada
pelo sol se
enruga, fica flácida e
cai.
Tudo em mim cai, atira o meu corpo ao chão
onde tudo se transforma em pó.
Sou eu, semente, que ao
final das primeiras
chuvas, tal qual as
plantas, germino e volto à
luz.
Renasço, cumpro,
assim, a promessa da vida
eterna.
Para os vivos, enquanto vivo, sou
presente.
Para os mortos, enquanto vivo, sou futuro.
Morto, os mortos tratam-me no presente,
enquanto os vivos referem-se a mim como
passado.
Utopias, incoerências, dúvidas e incertezas.
É o
que a vida é.
A vida escapa ao entendimento dos viventes
que desde o princípio recusam-se a aceita-la
como ela é, mistérios.
Morto, assim como as
semente, repousarei
sob a terra até que a próxima
chuva molhe o
meu corpo e o faça germinar.
Então, serei uma nova vida.
Ressuscitarei.
O vento sopra uma prece!
A chuva diz amem.
O sol, reluzindo gratidão, se levanta para um
novo dia.
Seco, o fruto morre, se desapega de tudo que
o prende à vida e cai.
Ao cair, o fruto deita a sua semente sob o
solo, e esta, ao final das primeiras
chuvas,
germinará.
Então o vento sopra uma prece, a chuva
chora uma oração.
O sol, mudo, se pões a espera de um novo
dia que o amanhã que lhe prometeu trazer.
O Mensageiro, Brasília, agosto de 2012
*
The wind carries a prayer.
The wind whispers a prayer.
The rain says “Amen.”
The sun, grateful, rises for a new day.
On the ground, worn away by time, everything turns to dust.
That is life!
It is my body, weighed down by age,
my skin withers; scorched by the sun, it
wrinkles, sags, and falls.
Everything in me falls, casting my body to the ground
where everything turns to dust.
It is I, a seed, who at the end of the first
rains, just like the plants, sprout and return to
the light.
I am reborn, thus fulfilling the promise of
eternal life.
To the living, while I live, I am the present.
To the dead, while I live, I am the future.
Dead, the dead treat me as the present,
while the living refer to me as
the past.
Utopias, inconsistencies, doubts, and uncertainties.
That is what life is.
Life eludes the understanding of the living,
who from the beginning refuse to accept it
as it is: a mystery.
When I die, just like a seed, I will rest
beneath the earth until the next rain wets
my body and causes it to sprout.
Then, I will be a new life.
I will rise again.
The wind blows a prayer!
The rain says “Amen.”
The sun, shining with gratitude, rises for a
new day.
When dry, the fruit dies, letting go of everything that
binds it to life, and falls.
As it falls, the fruit lays its seed beneath the
soil, and this seed, at the end of the first rains,
will sprout.
Then the wind whispers a prayer, the rain
weeps a prayer.
The sun, silent, sets, awaiting a new
day—the tomorrow it was promised to bring.
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário