quinta-feira, 11 de junho de 2020

Capoeira - Capoeira



Capoeira
  
O corpo gira, o suor pinga no chão.
E o canto é de guerreiro negro,
Presta atenção meu irmão!

A intenção não é de matar.
Mas o meu coração não que morrer.
Se alguém tem que partir, então que seja você.

O pé voador pousa firme no chão.
A poeira levanta, quando o corpo cai.
Esta luta veio da África trazida pelo meu pai.

Sou filho da África.
Não lhe pedi para me trazer pra cá.
Na força me trouxeste, agora tens que me aturar.

Que chore o atabaque manhoso,
Que resmungue nas noites de luar.
Sou filho da África, mas estou aqui para ficar.

O corpo ágil gira no ar,
Como uma pena repousa no chão,
Baila capoeira querida, dê vida a este irmão.

                                   Lido da Silva, junho de 2022


                        #

 Capoeira


The body spins, sweat drips onto the floor.
And the song is of a black warrior,
Pay attention my brother!

The intent is not to kill.
But my heart doesn't want to die.
If someone has to go, then let it be you.

The flying foot lands firmly on the ground.
Dust rises when the body falls.
This fight came from Africa brought by my father.

I am a child of Africa.
I didn't ask you to bring me here. By force you 
Brought me here, now you must to put up with me.

Let the sly drum to cry,
May he grumble on moonlit nights.
I am a son of Africa, but I am here to stay.

The agile body spins in the air,
As a feather rests on the ground,
Dance darling capoeira, give life to your brother.

                         #

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O meu fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. E...